BRP aquece negócios no Brasil com novo Centro de Distribuição em SC
Nova operação via Porto de Itapoá e Joinville agiliza importação das motos aquáticas Sea-Doo, dos veículos Can-Am e dos motores de popa Evinrude
Publicada em 15/12/2015.

Joinville (SC) – A BRP aquece os negócios no mercado brasileiro com o novo Centro de Distribuição de produtos, localizado na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Com importação via Porto Itapoá, a nova operação reduziu a poucos dias o processo de logística e distribuição das motos aquáticas Sea-Doo, dos veículos Can-Am e dos motores de popa Evinrude – marcas assinadas pelo grupo canadense.

“O novo Centro de Distribuição em Santa Catarina é uma mudança muito significativa nos negócios no Brasil, já que melhora o atendimento da rede como um todo”, resumiu Ednei Silva, controller e gerente financeiro da BRP em solo nacional. “Os concessionários já podem planejar de forma muito mais eficiente os seus estoques. A entrega para o Estado de São Paulo, por exemplo, será feita em dois dias”, continuou.

O antigo Centro de Distribuição, situado em Manaus, Amazonas, impunha um prazo muito maior na distribuição dos produtos. Os concessionários da região Sudeste eram atendidos em 20 dias após o pedido e os da região Sul, em cerca de um mês. “Em 2013, começamos a estudar novas alternativas para estarmos mais próximos dos concessionários, ainda mais porque 80% deles estão nas regiões Sul e Sudeste. Fomos muito bem recebidos pelo Estado de Santa Catarina, que tem ótima estrutura para importação e localização estratégica.”

Estrutura de ponta – O atual Centro de Distribuição em Joinville está localizado em um condomínio empresarial e possui cinco mil metros quadrados, com possibilidade de expansão. “O local está em funcionamento desde o início de novembro, o que nos traz todas as condições de realizar importações em grande escala”, acrescentou Silva.

A BRP conta com o know-how de empresas parceiras, atuantes em seus negócios no exterior, para garantir a excelência do processo no Brasil. Além da importação, com os serviços de transportes internacionais e trâmites aduaneiros, a DB Schenker é responsável pela distribuição dos produtos em todo o território nacional, partindo do Centro de Distribuição em Joinville.

“Fazemos toda a gestão da operação, o que inclui planejamento de cargas, transporte dos produtos por veículos apropriados, emissão dos documentos de transporte adequados e acompanhamento das entregas até o destino final, no prazo desejado”, explicou Ricardo Silveira, diretor de logística da DB Schenker. “As primeiras entregas já foram realizadas e o feedback dos concessionários sobre o trabalho tem sido muito satisfatório”, acrescentou.

Já na parte de gestão do estoque no Centro de Distribuição em Joinville, a BRP conta com a Katoen Natie. “Fizemos a análise de opções de armazéns em Santa Catarina até chegarmos em Joinville, com importação dos containers pelo Porto Itapoá como a melhor opção. Em seguida, cumprimos um cronograma em conjunto com a BRP para assegurar o sucesso do início das operações. Dentro desse cronograma, os principais focos foram a adequação do armazém, a aquisição de empilhadeiras e a seleção e treinamento da equipe”, relatou Filip Lemense, gerente de projetos da Katoen Natie.

“Somos parceiros da BRP desde 1994 na Europa, a Katoen Natie está muito satisfeita em estender a parceria no Brasil. A iniciativa significou a abertura de uma nova filial da Katoen Natie em Santa Catarina, o que também foi estratégico para o futuro crescimento da empresa no Sul do país”, concluiu Lemense.

Sobre a BRP - A BRP (TSX: DOO) é líder global em projeto, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veículos esportivos e sistemas de propulsão. Seu portfólio inclui os veículos para neve Ski-Doo e Lynx, a moto aquática Sea-Doo, os veículos side-by-side e quadriciclos Can-Am, os roadsters Can-Am Spyder e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotaxwell, além dos motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP dá suporte a sua linha de produtos com peças, acessórios e vestuário dedicados. Com uma renda anual com vendas de mais de CA$ 3 bilhões em 105 países, a empresa conta com cerca de 7.100 funcionários no mundo.

www.brp.com

@BRPnews

Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Evinrude, Rotax, Can-Am, Spyder, Commander, Maverick, X e o logotipo da BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos donos.


Projeto Ideia Fixa está próximo de comemorar 15 anos de história e solidariedade
Crédito: Sanderson Pereira

Projeto Ideia Fixa está próximo de comemorar 15 anos de história e solidariedade
Crédito: Luciano Santos